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Competências ou Soft Skills - Empreendedorismo


O Brasil no seu prato

Hoje iniciaremos uma série especial com a Dr.ᵃ Suzana Queiroz, Psicanalista, HeadHunter e Coach, e falaremos das cinco principais competências que devemos desenvolver tanto como empreendedores ou colaboradores.


Iniciamos uma série tratando em detalhe de cada uma dessas competências por semana.

Elas são imprescindíveis para o seu sucesso tanto no ambiente empresarial como no pessoal.

01. Autogestão

02. Amabilidade

03. Abertura ao novo

04. Engajamento com os outros

05. Resiliência Emocional


Hoje falaremos sobre:


01. Autogestão - Organização, foco, persistência e responsabilidade fazem parte da Autogestão.


No empreendedorismo, é preciso iniciar o dia sabendo o que é necessário fazer. Use a agenda, organize seu tempo e espaço de trabalho, se vista e se porte de maneira impecável e conforme o ambiente que você estará.


A organização começa com o cuidado que temos conosco, com nossos pertences e apresentação. Se estende também ao ambiente onde moramos e ao nosso ambiente de trabalho.

Você perceberá que iniciar o dia organizadamente trará maior agilidade e resultados.


Com a era da tecnologia literalmente na palma da mão, se não mantivermos o foco nas atividades que temos que desempenhar a cada dia, sabotaremos nossa produtividade se a todo tempo acessarmos mídias sociais ou estarmos entretidos no celular em conversas que estão fora do que temos que entregar.


Separe um horário na agenda para despachar assuntos externos, sejam pessoais ou profissionais. Foco na tarefa é de extrema importância para chegar ao resultado esperado.

Esteja atento ao seu ambiente de trabalho, atento as necessidades da sua equipe, do seu cliente.


Seja rápido e assertivo na abordagem, entendendo o que eles precisam e ofereça a melhor solução, isso faz toda a diferença. Sempre haverá situações que exigem mais jogo de cintura e persistência.


Para cada Cliente insatisfeito é gerado pelo menos mais 10 adeptos, pois comentará sua insatisfação tanto com seus amigos próximos ou mesmo nas redes sociais. O custo de prestar um bom serviço é menor e gera mais resultados tanto para empresa quanto para o colaborador.


A cada dia chame a responsabilidade para si, se pergunte no final do dia como foram os resultados e procure implementar melhoria contínua. Nada de ficar rotulando essa ou aquela pessoa, busque soluções não culpados.


Veja como você pode melhorar no âmbito pessoal, profissional e empreendedor. O foco está em oferecer o seu melhor e essa busca deve ser constante. Una sua equipe e trabalhe como um time onde todos crescem.


Esperamos vocês na próxima semana, tema a ser discutido: amabilidade.



Suzana Queiroz

Psicanalista, Headhunter, Coach, Graduada em Comunicação Social.

Atua no ambiente corporativo no desenvolvimento humano e performance utilizando ferramentas para avanço e equilíbrio da vida pessoal e carreira.





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Abordagem top. Parabéns

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Valeu André!

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