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Facebook - necessário ou imprescindível?

Tela de celular com icone do Facebook

Para alavancar suas atividades, mergulhemos no universo do marketing no Facebook, uma plataforma essencial para seu negócio. Os números falam por si:

Lembrando que alguns dados são importantes para tomarmos essas decisões:-é o aplicativo mais popular entre as mulheres, com 53% de participação na plataforma,-é o mais popular na faixa etária entre 18 e 29 anos e-é acessada via smartphone por mais 1,5 bilhões de usuários. Então só com base nessas informações já fica fácil de entender que você precisa estar nessa plataforma para divulgar/vender seus produtos/serviços, certo?


Mas lembre-se devemos seguir as mesmas premissas de mídias sociais que falamos anteriormente sobre o Instagram, mas é bom deixar claro aqui também, seu perfil pessoal não é o perfil de sua empresa, na mesma linha que o empreendedor deve saber que o seu dinheiro deve ser separado do dinheiro da empresa (fluxo de caixa) certo?


Não tem sentido misturar as fotos do churrasco do final de semana com a família, com a divulgação de seu negócio ou serviço, tudo junto e misturado, certo? Dessa forma, o profissionalismo que seu cliente espera encontrar vai conflitar com as festas e discussões familiares ou de amigos sobre futebol em seu perfil, concorda?


Aqui no Facebook você tem a facilidade de criar a sua fanpage (página de fãs) e usá-la como canal de negócios e divulgação, o que facilita bastante, já que ao iniciar o processo de configuração o próprio aplicativo já pede informações básicas para a criação da Fanpage.


Para alcançar objetivos e lucros com o aplicativo, não basta só criar a página, você deve considerar que sua marca também deve ser divulgada, então se não tem uma trate de começar a pensar nisso (falaremos isso em outra oportunidade) porque sem ela fica difícil de fixar a imagem de marca.


A foto de capa é outro material muito importante e precisa ter qualidade, caso contrário você já começa errado. Lembre-se que se você vende um determinado produto, você tem que ser verdadeiro e divulgar a foto de seu produto, não vai querer pegar uma imagem de banco de imagens gratuito ou pago e colocar lá como se fosse seu, certo?


Dada a partida em sua fanpage com essas informações básicas, existem outras que se você ainda não tem precisa considerar e também publicar para que seu pública entende exatamente o que você vende, na seção “sobre” em informações da página como: • complete a seção sobre com os dados da empresa, • adicione a url do seu site (endereço na internet), • adicione sua foto de perfil e de capa, • adicione seu endereço físico, • adicione seu e-mail e telefone fixo ou celular e • mantenha sempre suas informações atualizadas, principalmente os valores de seus produtos/serviços.


Se você não tem habilidade com os recursos do aplicativo, do computador ou do smartphone, procure ajuda para realizar um trabalho bem feito e estruturado, assim você evita fazer um preenchimento ou divulgação inadequada.


Determine o tipo de linguagem que usará, para que seu cliente entenda claramente suas mensagens e produtos/serviços, não adianta usar gírias e expressões modernas e atualizadas se o seu público alvo não tem a menor ideia do que você esta falando, venda a coisa certa para o público certo com a linguagem adequada.


Planeje o que você fará para não publicar materiais e produtos que não tenham sentido, então o ideal é que inicialmente você tenha um planejamento mensal pronto antes de publicar sua fanpage e principalmente faça revisões e atualizações semanais para manter seu perfil e clientes ativos e interagindo.


Imagens são fatores de grande engajamento,m então trabalhe com fotos e vídeos, mas que tenham qualidade, foto/vídeo ruim, pesado, desestimula seu cliente ao invés de engajar (manter seu cliente ativo e interessado), pense também em investir em publicidade, isso mesmo, publicidade, reserve um valor determinado de seu negócio para fazer isso (falaremos em outro momento a respeito de publicidade paga).


Além das preocupações, acimas para sua configuração e desenvolvimento de Fanpage, existem outras tão importantes quanto que devem estar sempre atentos para se ter sucesso na plataforma: • sempre responda às perguntas de seus clientes, lembrando que devemos responder a todas, não só as positivas, as negativas também, • não pense em montar uma Fanpage se você não tiver feito um bom planejamento, não faca por fazer, • disponibilize informações, duvidas, e outras tantas que puder, não fale só de produto e preço em sua Fanpage, • seja humano em seu contato com o público, • mantenha seu conteúdo e informações sempre atualizadas e • pense bem o que divulgará e vender.


Lembre bem, planeje muito sobre o que falará e deixe isso bem claro ao seu público antes de colocar a Fanpage no ar, depois disso tenha muito sucesso.


Dicas de Utilização do Facebook para Alimentos e Bebidas em 2024:


1. Segmentação Precisa: Explore as opções avançadas de segmentação do Facebook Ads para direcionar suas campanhas de alimentos e bebidas ao público específico que realmente se interessa pelos seus produtos.

2. Conteúdo Visual Irresistível: Invista em imagens e vídeos de alta qualidade que destaquem a delícia dos seus produtos. O apetite é aguçado pelo visual, então capriche na apresentação.

3. Storytelling Gustativo: Utilize as histórias tanto no Facebook quanto no Instagram para contar a narrativa atrás de seus alimentos e bebidas. Conecte emocionalmente seus clientes com a história por trás dos sabores.

4. Engajamento Constante: Mantenha um diálogo constante com sua audiência respondendo comentários, mensagens e interagindo em posts. A proximidade fortalece a lealdade à marca.

5. Colaborações e Parcerias: Explore parcerias com influenciadores gastronômicos para ampliar o alcance da sua marca. A confiança que essas figuras conquistam pode impulsionar suas vendas.

6. Experiências ao Vivo: Utilize transmissões ao vivo para mostrar preparos ao vivo, degustações e bastidores da produção. Isso cria uma experiência autêntica para seus seguidores.

7. Ofertas e Promoções Exclusivas: Crie promoções exclusivas para seus seguidores nas redes sociais. Isso não apenas aumenta o engajamento, mas também estimula a conversão.

8. Aproveite Recursos de Compra: Utilize as funcionalidades de compras diretamente nas plataformas. Permita que seus clientes comprem seus produtos sem sair do aplicativo.

9. Pesquisas de Opinião: Realize pesquisas para entender as preferências de seus seguidores. Isso não apenas envolve a audiência, mas também fornece visões valiosos para ajustar sua estratégia.

10. Análise de Dados e Ajustes Contínuos: Utilize as ferramentas analíticas fornecidas pelo Facebook e Instagram para monitorar o desempenho das suas campanhas. Ajuste suas estratégias com base nos dados para maximizar os resultados ao longo do tempo.


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