A historia do Paraguai é baseada na origem pré-colombiana com raça guarani e a fusão das culturas e tradições europeias e a guarani do sul, que criou o bli linguismo do país, e com isso faz mais de oitenta por cento dos paraguaios falem espanhol e guarani, e ainda o Jopara que é uma mistura das duas línguas.
Suas tradições se acumulam devido a presença de jesuítas e franciscanos, entre os séculos XVII e XVIII, que deixaram grandes construções e esculturas do barroco hispano guarani, além do gosto pela erva-mate e um conhecimento amplo da medicina natural.
Na gastronomia fortemente baseada em carnes e produtos agrícolas, ganham destaque a sopa paraguaia, o chipa candoi, o mbeju e o kaburé, com a carne bovina ganham destaque o chastaca, bife pupu, locro e outros.
Sua comida é o resultado da combinação de técnicas culinárias hispanicas e da utilização dos produtos originais da terra e outros trazidos pelos espanhóis, alem de elementos como o milho, mandioca, amendoim e legumes, originários da cultura guarani.
Que tal então conhecermos alguns pratos dessa gastronomia?
Locro Paraguaio
Ingredientes
1 kg de costela bovina ou osso de pescoço(puchero), ou uma carne tipo acém
1/2 pacotinho de canjica amarela (deixe de molho um dia antes)
1 cebola branca picadinha
1 pimentão verde picadinho
1 fio de óleo de milho (soja, canola, ou azeite)
2 tabletes de caldo de carne
2 tomates médios picadinhos
Alho a gosto e sazón verde
Cheiro verde
Modo de Preparo
Doure o alho e refogue a carne, seja a costela ou o acém ou mesmo o osso de pescoço geralmente mais usado no Paraguai.
Junte a canjica e cubra com pelo menos 4 dedos acima de água.
Acrescente o caldo de carne e deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos, sempre cuidando para não secar e grudar no fundo da panela.
Da mesma forma como cozinha canjica normalmente.
Abra a panela e observe se ainda está dura a canjica, se precisar acrescente mais água e torne a cozinhar sempre com bastante caldo.
Quando observar que a canjica está cozida, baixe o fogo e numa panela separado, refogue a cebola no óleo, acrescente o pimentão e os tomates, o sazón e faça um breve molho, deixe apurar um pouco e junte a panela com a canjica.
Deixe tomar gosto e engrossar um pouco o caldo no fogo baixo para não grudar, pois pode queimar facilmente.
Quando tomar gosto acrescente o cheiro verde e sirva quente.
Sopa Paraguaia
Ingredientes:
500 gramas de flocos de milho (flocão)
200 gramas de queijo meia cura ou minas padrão
2 cebolas médias
3 ovos
1 litro de leite
½ xícara de óleo (120 mililitros)
1 colher de sopa de fermento em pó
1½ colheres de chá de sal
1 pitada de pimenta do reino
Modo de Preparo
Pique as cebolas e leve ao fogo médio baixo com um fio de óleo. Refogue por uns 5 minutos, sem deixar dourar, somente até ficarem macias.
Quando a cebola estiver macia, retire para uma tigela ou para o copo do liquidificador. Adicione os ingredientes líquidos (o leite, os ovos batidos e o óleo) e bata para misturar tudo.
Em seguida coloque o flocão e o queijo picado ou ralado. Misture bem e, por fim, incorpore o fermento e tempere com sal e pimenta a gosto. Se a sua sopa paraguaia ficar numa consistência quase líquida não se preocupe, é assim mesmo.
Verta esta sopa paraguaia com flocos de milho numa forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga. Cubra com papel alumínio e leve a assar no forno preaquecido a 180ºC por 50 a 60 minutos. Depois destape e deixe por mais 10 minutos, ou até ficar douradinha, praticamente gratinada.
Retire do forno e deixe seu bolo sopa paraguaia esfriar um pouco antes de cortar. Está pronto! Sirva como refeição principal, acompanhada de salada simples.
Acompanhe nossas Midias Sociais
Comments