Depois dos últimos posts vc deve estar pensando, tenho:
· vontade · uma ideia de negócio · ele é inovador ou diferenciado · oportunidade de negócio
Mas oportunidade é real?
Se vc passou por todas as etapas anteriores, planejou, sendo apaixonado pela ideia, ela é sim uma oportunidade real.
E também é normal ainda ter dúvidas, mas ainda temos alguns passos para tornar essa ideia em um real oportunidade de negócio.
Vc já deve ter ouvido falar por aí que todo problema é uma oportunidade para uma solução criativa, ou enquanto uns choram outros vendem lenços, certo?
Então vamos lá é possível classificar os problemas/necessidades em três grandes grupos:
1. originados por problemas pessoais a pesquisa sobre necessidades pessoais é imensa e já conta com diversas teorias elaboradas, entre elas uma das mais citadas é de Maslow(1943) (ilustração abaixo), quanto mais simbólica for a necessidade, maiores tendem a ser o preço e a margem de lucro do produto ou serviço que é a solução do problema, bem como o inverso segue a mesma proporção
PIRÂMIDE DE MASLOW – FONTE: HTTPS://BLOG.SOFTWAREAVALIACAO.COM.BR
2. originados por deficiências observadas uma deficiência se identifica quando a solução atual não atinge a expectativa real da pessoa envolvida, seja por falha de operação, eficiência ou valor
3. originados por problemas empresariais esses podem constituir problemas originados na empresa no que diz respeito aqueles problemas gerados pela falta de eficiência, operações, logística, produção, etc.
A partir dai vc acredita que seu produto resolve qual categoria de problema?
E não é só isso, para ser considerada uma ideia de negócio é necessário ter quatro elementos essenciais conforme abaixo.
Enfim, a oportunidade também pode ser vista da perspectiva do investidor, que pode aplicar somente em determinado mercado, para correr riscos mínimos e ter tudo sob controle.
Uma coisa é certa, boas soluções vem de problemas que criam incômodos, seja para uma marca, para uma empresa ou para muitas pessoas, então está esperando o quê?
“Se você não busca soluções para seus incômodos nem empreende as soluções encontradas, você passa para o lado dos que realmente acreditam que pior não fica!” Marcelo Nakagawa
Até semana que vem…
Comments