top of page

Uganda – História, Gastronomia e Cultura

Constituida de africanos de três raças principais - Bantu, Nilo e Nilo-Hamit são a maioria da população. A culinária de Uganda inclui os estilos, práticas, alimentos e pratos tradicionais e modernos da culinária de Uganda é influenciada pelos britânicos, árabes e asiáticos (especialmente da Índia).

As especialidades consumidas em Uganda vêm de uma mistura de vários sabores, que por sua vez se originam das culturas árabe, asiática e britânica. Por ser um país dominado pela agricultura, os ingredientes dos seus pratos são de grande qualidade e os seus pratos típicos são muito saborosos e saudáveis.

Exceto para aqueles que vivem em cidades, a maioria das pessoas cultiva seus próprios alimentos. Por outro lado, de acordo com a tradição, a produção de pratos típicos de Uganda corresponde principalmente às mulheres. Os ingredientes são diversos, por isso pode encontrar peixes, carnes diversas, mandioca, soja, vegetais, além de frutas e nozes.

Eshabwe é um tipo de manteiga clarificada derivada de Ankole, geralmente usada como condimento. Eshabwe, também conhecido como molho ghee, é um prato tradicional preparado em Ankole. Este prato geralmente é preparado para cerimônias ou ocasiões especiais. Na tradicional cerimônia de casamento da comunidade Ankole, quatro pessoas provaram este prato, o noivo e seu pai e a tia da noiva (Ishenkazi) e tio (Nyinarimi).

Eshabwe é servido em Orwabya (tigela de barro com tampa). Tradicionalmente, isso é feito por mulheres mais velhas em uma sala onde devem permanecer em silêncio, porque acredita-se que falar tornará eshabwe pobre. No entanto, isso mudou e eshabwe serve a todos como qualquer outro prato.

O Eshabwe é servido como condimento para a refeição principal, por exemplo, Karo (pão de milho), batatas, matuk, feijão, etc. vamos conferir como fazer?

Ingredientes

  1. ghee

  2. Sal-gema

  3. Água fria

  4. Sal 

Preparação

Inicialmente ghee é lavado em água fria. Uma mistura de sal grosso e água (Rwabarire) é adicionado ao ghee. A mistura é agitada até que o ghee mude de amarelo para branco. Ao adicionar água fervida fria, que tem sal dissolvido nela.

O eshabwe formado é mexido até obter a espessura desejada. Após a formação do eshabwe, ele é peneirado para remover partículas ou impurezas.

Eshabwe é servido com qualquer refeição principal, por ex. painço pão, matooke, batatas doces etc.

Fontes: www.pt.wikipedia.org www.exoticca.comwww.portalsaofrancisco.com.br
0 visualização0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page