Chegou, ele chegou, 2020 abre suas trezentas e sessenta e seis chances de melhorar sua vida, seu conhecimento, suas oportunidades, mas só se vc quiser, certo?
Como de costume sempre buscamos trazer novidades, tradições gastronomicas e muito mais, começamos com um material especial, do Monge Dom Lourenzzo sobre falando sobre a Epifania, que é a revelação de que Cristo veio para Todos no Dia de Reis com uma receita do Bolo de Reis, iniciamos aqui uma nova categoria, Tradições Religiosas e Gastronomia.
Vamos conferir?
Mt.2.1-12 1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. 2 E perguntaram: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Amanhã comemora-se o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram Juntos. O rei Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos. O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade. O rei Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. É tradição que as famílias ofereçam comidas aos integrantes do grupo, para que possam levar as bênçãos por todo o trajeto. Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo. Uma tradição bem diferente da nossa acontece na Espanha, onde as crianças deixam sapatos nas janelas, cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos Reis Magos. Contam as lendas que em troca, os reis magos deixam doces e guloseimas para as crianças. Em alguns países fazem a comemoração repartindo o Bolo Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte. Na Itália a comemoração recebe o nome de Befana, uma bruxa boa que oferece presentes às crianças. No país não existe a tradição de se presentear no dia 25 de dezembro, mas no dia 06 de janeiro, dia de reis. O dia de reis é tão importante na Europa que se tornou feriado em todo o continente.
ROSCA DE REIS
INGREDIENTES MASSA:
1 kg de farinha de trigo
50 g de fermento biológico
200 g de açúcar refinado nado
10 g de sal
100 g de margarina ou manteiga
50 g de ovo
Água – Q.B
PREPARO DA MASSA Em um bowl, coloque a farinha de trigo, o fermento, o açúcar e o sal, misture tudo. Faça uma cova no meio e coloque a manteiga ou margarina, o ovo e, aos poucos, acresce a água. Passe para a bancada e sove por, aproximadamente, 10 minutos. Coloque a massa em um bowl e cubra com um plástico por, aproximadamente, 20 minutos.
INGREDIENTES RECHEIO
CREME DE CONFEITEIRO
80 g de gemas
400 g de leite
75 g de amido de milho
395 g de leite condensado
20 g de uma essência de sua preferênciaINGREDIENTES MODELAGEM
Cerejas, frutas cristalizadas ou secas – Q.BPREPARO DO CREME DE CONFEITEIRO Passe as gemas em uma peneira para retirar a película. Em seguida, coloque-as em uma panela e acrescente os demais ingredientes. Misture tudo com o auxílio de um fouet, até que tudo estar dissolvido. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre sem parar até engrossar. Utilize depois de frio.
MODELAGEM Divida a massa em 5 partes. Sugere-se fazer tranças, ou rolinhos com a técnica rocambole. Leve a forma, dando o modelo desejado, e deixe crescer. Coloque o creme de confeiteiro sobre as tranças e roscas com delicadeza. Por cima do creme, coloque cerejas, frutas cristalizadas e frutas secas. Preaqueça o forno e leve para assar a 180 °C por, aproximadamente, 35 minutos.
SUGESTÃO Essa massa aceita recheio em seu interior. Pode-se utilizar cremes, doce de leite, geleias, coco e frutas.
DICA DO MONGE Faça pães menores que 200 g e utilize variedades de recheios e coberturas. Assim, com uma única massa, você terá uma variedade grande para oferecer. Com essa massa é possível fazer sonhos.
DOUGLAS OLIVEIRA - MONJE DOM LOURENZZOTeólogo, filósofo e formado em psicologia, desde sua infância se realiza na descoberta de sabores extraídos de suas aventuras na cozinha. Neto e sobrinho de padeiros, sempre esteve perto dos farináceos e temperos. Ao longo de sua formação, passou por muitos monastérios onde teve pleno acesso a receitas preciosas elaboradas por monges e monjas do passado. Sua linha é a Gastronomia Conventual, com inclinação à panificação artesanal. Hoje oferece seus produtos através de sua pequena empresa “GulaDoMonge Gastronomia”, onde “Pecado é Não Provar”. Participou da terceira temporada do “Bake Off Brasil” exibido pelo SBT e tem ministrado aulas em centros culinários na cidade de São Paulo e no interior.
Dom Lourenzzo
nas Mídias Sociais:
Comments