A formação da Província do Zaire se confunde com a história do Reino do Congo, um dos mais poderosos países ex-colônias da África, que governou toda a Bacia do Baixo Congo.
Habitada originalmente por pigmeus, a estrutura demográfica da área sofreu uma mudança fundamental durante a migração bantu para o Sul, onde se formou um subgrupo étnico entre os povos que se estabeleceram nos vales do baixo rio Congo, próximo à foz do Atlântico. Oceano. Este grupo bantu é um congolês que consolidou a ocupação da área em meados do século XIII.
A partir do século XIV, começaram a se organizar politicamente e formaram um poderoso Reino do Congo, a partir do encontro dos reinos de Ampemba Cassi e Bambata. O antigo reino de Bambata eventualmente se tornou um ducado dentro do reino, localizado nas terras que atualmente formavam a província de Uíge.
Em 1390, Luqueni-lua-Nimi foi nomeado primeiro Rei. No território do Congo-Quinxassa, um local denominado Nisi Kuilo (Nisi Cuílo) estabeleceu a capital.
"As pessoas não percebem, mas a culinária africana está completamente enraizada na nossa cozinha. Os escravos chegaram aqui no Brasil sem nada e conseguiram adaptar os ingredientes deles aqui." Flávia Portela
Entre as várias iguarias que podem ser degustadas na zona, destaca-se o bagre fumado fumbua ou o peixe fresco, gergelim e chisaca. Nos restaurantes de Mbanza Congo, capital da província do Zaire, os clientes preferem alimentos que não contenham nenhum aditivo químico porque usam alimentos saudáveis e mais baratos. fumbua é feito de folhas silvestres com o mesmo nome, coletadas pelos agricultores nas densas florestas da região. Lave as folhas, corte em grânulos finos e coloque numa panela, coloque a cebola, o alho, o louro, o azeite de dendê e o crouton dourado. Fumbua é uma iguaria comum no norte do país, especialmente nas províncias do Zaire, Uíge e Cabinda. Este prato típico angolano está a tornar-se cada vez mais popular porque muitas pessoas nacionais e estrangeiras vêm ao Zaire e querem saborear uma comida deliciosa com funji de bombó.
Vamos conferir a produção do Fumbua?
Fumbua
INGREDIENTES
1 fumbua
1 kg muamba de ginguba
1 /2 xícara de óleo de palma
4 tomates
sal
1 cebola
3 ou 4 peixes inteiros
MODO DE PREPARO
Lavar muito bem a verdura (fumbua).
Colocar em uma panela, depois acrescentar o tomate, a cebola, a muamba, óleo de palma e por último o sal.
Acrescentar água e levar ao fogo durante 30 minutos.
Retirar a panela do fogo e em seguida amassar a muamba.
Escamar o peixe e colocar para ferver com água e sal.
Retirar o peixe do fogo e remover todas as espinhas.
Juntar com o preparado.
Durante mais 30 minutos deixe a panela ferver, virando sempre para não queimar.
Acompanhar com funge de milho ou de bombo.
Fontes: https://www.pressreader.com https://www.tudogostoso.com.br https://pt.wikipedia.org
Comments